quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ESCOLA E TECNOLOGIA...


Com toda esta tecnologia existente a disposição de todos é necessário utilizá-la para melhorar a cultura e a aprendizagem de todos. Ladislau Dowbor, 2004, diz que precisamos de uma escola menos lecionadora e mais organizadora dos conhecimentos. De nada adiante termos toda esta gama de conhecimentos se não soubermos selecionar este conhecimento e utilizarmos para melhorar a nossa vida.
As escolas mudaram pouco nesta última década, infelizmente muitos professores ainda não estão preparados para utilizar estas novas tecnologias em beneficio da aprendizagem. Os motivos são vários, desde o desconhecimento até o medo, pois muitos de nós somos da época em que não podia mexer para não estragar.
Diante disto me sinto desafiada, pois sei que na realidade em que trabalho, o contato com algumas das tecnologias só é possível na escola. Já utilizem mais a informática em minhas aulas do que estou utilizando neste ano, pois estou tendo maior dificuldade em função do número de computadores existentes e funcionando na sala de informática e o número de alunos. Existem atividades na alfabetização que necessita ter no máximo dois alunos. Mas é impressionante a variedade de jogos que podemos trabalhar na alfabetização. Podemos fazer as mesmas atividades que fazemos em sala de aula no computador e os alunos fazem achando que estão jogando, facilita bastante a aprendizagem. E neste momento os alunos acabam desenvolvendo muito mais do que apenas a leitura, a escrita ou a matemática, desenvolvem a atenção, o raciocínio, a coordenação, a motricidade e muito mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário